terça-feira, 24 de maio de 2016

Verbos Irregulares

Verbos irregulares são aqueles que, em algumas formas, apresentam modificações no radical, afastando-se, assim, do modelo da conjugação a que pertencem.

Exemplo:
verbo dormir > radical= dorm-
Na primeira pessoa do singular do presente do indicativo muda para durm
Eu durmo
O verbo fazer tem seu radical faz-, mas apresenta alterações. Exemplo:
Na conjugação eu faç-o( presente do indicativo)
quando eu fiz-er ( presente do subjuntivo)

MAIS VERBOS IRREGULARES

Observe  a alteração do radical
 Ser( sou, fui, serei)
 Ter( tenho, tive, terei, tiver)
 Haver( hei, houve, haverei, houver)
 Dizer( digo, disse, direi, disser)
 Fazer( faço, fiz, farei, fizer)
Trazer( trago, trouxe, trarei, trouxer)
 Caber( caibo, coube, caberei, couber)
Saber( sei, soube, saberei, souber)
 Ver ( venho, vim, virei, vier)
 Poder ( posso, pude, poderei, puder)
Crer ( creio, cri, crerei)
 Querer ( quero, quis, quererei, quiser)

 Perder( perco, perdi, perderei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário