sexta-feira, 27 de maio de 2016

O que é Obsolescência?

É a condição que ocorre a um produto ou um serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado. 

Há três tipos de obsolescência:

1- Técnica ou Funcional


Ocorre com a chegada de um novo produto ou tecnologia (quando os CDs substituíram os discos de vinil, por exemplo), quando o produto se torna inútil devido a mudanças em outros produtos no qual ele era utilizado (ex: fichas telefônicas), quando o valor do conserto supera a relação custo/benefício e quando partes essenciais não estão mais disponíveis para a fabricação de um item.

2. Programada ou Planejada
É um processo em que mercadorias são fabricadas com o intuito de apresentarem algum tipo de limitação em um tempo predeterminado a fim de que se tornem rapidamente obsoletas, aumentando, assim, o consumo de novos produtos. A prática é considerada por muitos consumidores como um sinal de comportamento antiético. Em resumo “A obsolescência programada reduz a durabilidade de produtos para estimular o consumo e movimentar a indústria.”

3. Perceptiva ou Percebida

Trata-se da redução da vida útil de produtos que ainda são funcionais e úteis através do lançamento de novos modelos com aparência mais atual e agradável, além de pequenas mudanças funcionais. Os fabricantes dão aos produtos antigos aspecto de ultrapassados e induzem o consumidor à troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário