segunda-feira, 25 de julho de 2016

Os pronomes relativos qual, onde e quanto

O Pronome Relativo Qual

Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem. É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.

Se a preposição que anteceder o pronome relativo possuir duas ou mais sílabas, só poderemos usar o pronome qual, e não que nem quem. Então só se pode dizer o seguinte: 

O juiz perante o qual testemunhei.
- Os assuntos sobre os quais conversamos.
E não O juiz perante quem testemunhei nem Os assuntos sobre que conversamos.

Outro exemplo:

- Meu irmão comprou o restaurante.
-Eu falei a você sobre o restaurante.

Substantivo repetido = restaurante
Colocação do pronome após o substantivo = Meu irmão comprou o restaurante que ...
Restante da outra oração = ... eu falei a você.
Junção de tudo = Meu irmão comprou o restaurante que eu falei a você.

Observe que o verbo falar, na oração apresentada, foi usado com a preposição sobre, que deverá ser anteposta ao pronome relativo: 

Meu irmão comprou o restaurante sobre que eu falei a você.

Como a preposição sobre possui duas sílabas, não se pode usar o pronome que, e sim o qual, ficando, então, assim:

- Meu irmão comprou o restaurante sobre o qual eu falei a você.

************************************************************

O Pronome Relativo Onde

Este pronome tem o mesmo valor de em que. Sempre indica lugar, por isso funciona sintaticamente como adjunto adverbial de lugar. Se a preposição em for substituída pela preposição a ou pela preposição de, substitui-se onde por aonde donde, respectivamente. Por exemplo:

- O sítio aonde fui é aprazível.
- A cidade donde vim é belíssima.

Será Pronome Relativo Indefinido, quando puder ser substituído por O lugar em que. Por exemplo:

- Eu nasci onde você nasceu.
- Eu nasci no lugar em que você nasceu.

Outro exemplo:

- Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.

Substantivo repetido = cidade
Colocação do pronome após o substantivo = Eu conheço a cidade que...
Restante da outra oração = ... sua sobrinha mora.
Junção de tudo = Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora.
O verbo morar exige a prep. em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então:

Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora.
- Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora.
- Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.

*********************************

O Pronome Relativo Quanto:

Este pronome é sempre antecedido de tudo, todos, todas, concordando com esses elementos (tudo quanto, todos quantos, todas quantas).

Fale tudo quanto quiser falar.
- Traga todos quantos quiser trazer.
- Beba todas quantas quiser beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário