ESTUDO DAS
CONJUNÇÕES
1- CONCEITO
Conjunções são
palavras que ligam termos de uma oração e
também orações.
Exemplo: Pedro e João foram ao cinema.( a palavra E ligou dois núcleos do sujeito.)
Exemplo: Pedro e João foram ao cinema.( a palavra E ligou dois núcleos do sujeito.)
Lutamos e vencemos.( a palavra E ligou duas orações.)
As conjunções podem
se coordenativas e subordinativas
a) Coordenativas – que
podem relacionar termos de mesmo valor sintático ou orações sintaticamente
equivalentes - as chamadas orações coordenadas.
Exemplo: O professor entrou na sala, cumprimentou os alunos e iniciou
a explicação.
De acordo com o
sentido das relações que estabelecem, as conjunções coordenativas são
classificadas em:
Aditivas (exprimem valor de adição, soma): e, nem, não só... mas
também, etc.;
Exemplo:
1.Não só comentou o caso com os
colegas, mas também o levou ao conhecimento da imprensa.
2.Comentou o caso com os
colegas e o levou ao conhecimento da imprensa.
3.Não fez o relatório nem comunicou que não o fizera.
Adversativas (exprimem
valor de oposição, contraste): mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no
entanto, não obstante, etc.
Exemplo:
Pediu a palavra, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto não conseguiu falar na reunião.
Alternativas (exprimem
valor de alternância ou exclusão): ou..., ou; ora... ora,etc.;
Resolva seu problemas ou não terá paz.
Resolva seu problemas ou não terá paz.
Exemplo:
Ora chora, ora ri, aquela doida.
Ora chora, ora ri, aquela doida.
Conclusivas (exprimem
valor de conclusão): logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo),
etc.
Exemplo:
Já tomei todas as providência, portanto o evento sairá perfeito.
Já tomei todas as providência, portanto o evento sairá perfeito.
Explicativas (exprimem
valor de explicação ou justificativa): pois (anteposto ao verbo), que,
porque, porquanto, pois.
Exemplo:
"Cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida por seus pensamentos".
"Cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida por seus pensamentos".
B: Subordinativas: introduz ou
relaciona uma oração subordinada que desempenha função
sintática em relação à oração principal.
Observe:
A sociedade
deseja que
a imprensa seja livre. (que a imprensa seja livre completa o
sentido do verbo desejar( da oração principal), exercendo a
função sintática de OBJETO DIRETO).
Se houvesse mais homens
honestos, haveria mulheres mais seguras.( se houvesse mais homens
honestos expressa uma condição para que haja mulheres
mais seguras.
As conjunções
subordinativas classificam-se como:
a. Integrantes : que e
se( introduzem orações subordinadas substantivas)
Sabemos que ela saiu mais cedo.
Não sabemos se ela saiu mais cedo.
Sabemos que ela saiu mais cedo.
Não sabemos se ela saiu mais cedo.
b. concessivas (exprimem
concessão): embora, ainda que, mesmo que, conquanto, apesar de que.
Embora fosse o melhor jogador do Santos, Robinho ficou na reserva.
Embora fosse o melhor jogador do Santos, Robinho ficou na reserva.
c. condicionais (exprimem
condição ou hipótese): se, caso, desde que, contanto que, etc.;
Se fizer bom tempo, iremos à praia.
Se fizer bom tempo, iremos à praia.
d. conformativas (exprimem
conformidade): conforme, consoante, segundo, como, etc.;
Tomei o remédio conforme o médico me orientou.
Tomei o remédio conforme o médico me orientou.
e. comparativas (estabelecem
comparação): como, mais... (do) que, menos... (do) que, etc.;
Ele ronca como um leão( ronca)
Ele ronca como um leão( ronca)
f. consecutivas (exprimem
consequência): que, de sorte que, de forma que, etc.;
Estudou tanto que dormiu em cima do livro.
Estudou tanto que dormiu em cima do livro.
g. finais (exprimem-finalidade):
para que, a fim de que, que, porque, etc.;
Lutamos para que as crianças tenham educação de qualidade.
Lutamos para que as crianças tenham educação de qualidade.
h. proporcionais (estabelecem
proporção): à medida que, à proporção que, ao passo que,quanto mais...,
menos...
À medida que os convidados chegavam, a comida era servida.
i. temporais (indicam
tempo): quando, enquanto, antes que, depois que, desde que, logo que, assim
que, etc.
Assim que o professor chegou, os alunos fizerem silêncio.
j. Causais ( expressam uma causa): porque, pois, que, como.
As educação corre perigo porque os professores não são valorizados.
Assim que o professor chegou, os alunos fizerem silêncio.
j. Causais ( expressam uma causa): porque, pois, que, como.
As educação corre perigo porque os professores não são valorizados.
Observação:
A mesma conjunção
pode apresentar significado diferente, dependendo do contexto em que estiver
inserida.
Exemplo:
Como não tinha
dinheiro para pagar a conta, o casal passou a noite lavando pratos no
restaurante.( a conjunção como indica causa( como
= porque)
O aluno fez a
redação como o professor orientou. ( a conjunção como indica
conformidade: como = conforme)
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